Invista na ventilação industrial para transformar o ambiente de trabalho, garantindo conforto térmico e um ar mais limpo aos seus colaboradores.
Para empresas e profissionais do setor elétrico, realizar instalações elétricas tão eficientes quanto seguras é primordial. Isso porque somente assim se garantirá a adequação às normas técnicas e, igualmente importante, a satisfação do cliente. Pensando nisso, preparamos um guia básico com as principais questões que envolvem a seleção e a utilização do material elétrico em projetos residenciais. Afinal, mesmo com vasta experiência, certas dicas podem trazer insights valiosos para tornar sua rotina ainda mais prática e produtiva.
Como escolher o material elétrico?
Atualmente, os imóveis estão cada vez mais equipados com inúmeros aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos indispensáveis à rotina. Logo, essa demanda crescente por eletricidade precisa ser considerada e bem calculada. Não apenas para que tudo possa funcionar corretamente, mas, principalmente para que não ocorram quedas de energia. Mas, vamos partir do começo!
Em primeiro lugar, para adquirir material elétrico, é necessário analisar a planta da residência. Ou seja, localizar onde estão os pontos de luz e as tomadas para entender a quantidade de fio necessário. Além disso, um planejamento detalhado tornará a tarefa de aquisição muito mais simples e certeira. Para isso, analise a carga elétrica e os circuitos que serão necessários. Afinal, é extremamente importante contar com materiais elétricos que suportem a potência de cada equipamento utilizado na casa.
Quais são os materiais elétricos necessários?
Sem dúvidas, a escolha dos materiais elétricos certos é fundamental para o sucesso da instalação. Assim, certifique-se de utilizar produtos de qualidade e que atendam às normas técnicas e de segurança vigentes. Isso inclui fios e cabos, disjuntores, tomadas, interruptores, caixas de distribuição, conduítes, entre outros. Aqui na LF Máquinas e Ferramentas, você encontra as melhores marcas para a instalação elétrica completa. Então, conheça abaixo, alguns materiais elétricos essenciais para uma instalação segura e durável.
Disjuntor:
Quando se pensa em instalação elétrica, o disjuntor é um dos itens primordiais. Afinal, ele tem a função de proteger a rede elétrica da casa, desligando a energia automaticamente em caso de curtos-circuitos e sobrecargas.
Cabos e fios:
Sem cabos e fios não existe instalação elétrica, certo? Afinal, a sua função é conduzir a eletricidade. Para escolher, alguns cuidados são necessários. Em primeiro lugar, os fios e cabos precisam ser da grossura ideal. Tomadas de força, por exemplo, demandam, no mínimo, 2,5mm. Já as tomadas para iluminação devem ter 1,5mm, por exemplo.
Tomadas e interruptores:
Quando se pensa em tomadas e interruptores, vale a pena conferir novamente a lista de cômodos e eletrodomésticos da residência. Para não sobrecarregar a rede elétrica, é importante instalar as tomadas de 10A e 20A nos lugares corretos. Ainda mais que as tomadas de 20A requerem mais eletricidade. Diante disso, pense nos equipamentos que a tornam necessária e em seus locais de uso. Por exemplo: cafeteiras e máquinas de lavar roupas geralmente exigem essa amperagem. Além disso, antes de fazer a instalação de qualquer equipamento, leia sempre o manual de instruções.
Lâmpadas:
A iluminação faz toda diferença para o lar. Luzes quentes deixam os ambientes mais aconchegantes. Portanto, são uma ótima escolha para quartos e salas. Enquanto isso, luzes brancas iluminam mais e são indicadas para banheiros, área de serviço e cozinha, por exemplo. Para escolher as lâmpadas corretas para a instalação, pense em cada ambiente, na economia, vida útil e garantia. Além disso, quem gosta de iluminação indireta, pode optar por painéis de LED, uma tendência que está crescendo cada vez mais no mercado.
Execução da instalação
Durante a fase de execução, é fundamental manter um foco constante na segurança e na qualidade do trabalho. Para isso, deve-se seguir rigorosamente as especificações do projeto, evitando improvisações que possam comprometer a integridade do sistema elétrico. Além disso, é sempre importante que os profissionais utilizem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Para além do material elétrico, utilize ferramentas adequadas e técnicas de instalação precisas e atualizadas. Desse modo é possível garantir uma conexão elétrica segura e confiável em toda a residência.
Testes e inspeções
Após a conclusão da instalação, é sempre válido realizar testes e inspeções detalhadas para verificar o funcionamento adequado de todos os componentes elétricos. Além de testar os circuitos, recomenda-se verificar a continuidade dos fios, testar a eficácia dos dispositivos de proteção e certificar-se de que não há falhas ou defeitos.
Depois de conferir nosso guia, que tal visitar o site da LF Máquinas e Ferramentas para garantir seu material elétrico? Desde grandes obras até pequenas reformas, você encontra tudo o que precisa em um só lugar!
Invista na ventilação industrial para transformar o ambiente de trabalho, garantindo conforto térmico e um ar mais limpo aos seus colaboradores.
Conheça os principais benefícios que a serra de bancada oferece para sua oficina e veja dicas para escolher a sua na LF Máquinas e Ferramentas!
Em outubro, duas profissões ganham destaque com o Dia do Eletricista (17) e o Dia do Pintor (18). Aliás, a LF tem as ferramentas para ambos!