Invista na ventilação industrial para transformar o ambiente de trabalho, garantindo conforto térmico e um ar mais limpo aos seus colaboradores.
Embora desempenhem funções semelhantes, desengripante e limpa contato têm aplicações bem específicas, uma vez que oferecem diferentes resultados. Enquanto um forma uma camada protetora que permanece no local em que foi utilizado, o outro seca rápido e não deixa resíduos. Diante disso, a LF Máquinas e Ferramentas preparou um guia para esclarecer as dúvidas mais comuns em relação aos dois produtos. Então, antes de escolher seu lubrificante, saiba mais a seguir:
Sem dúvidas, os óleos lubrificantes são indispensáveis para a manutenção, limpeza e proteção de máquinas, motores, eletrônicos e eletrodomésticos. Porém, existe um produto ideal para cada tipo de uso. Assim, o mais importante é saber o local e o motivo principal de sua aplicação. Ou seja: qual a sua intenção ao usar desengripante ou limpa contato em determinada peça ou equipamento.
Em primeiro lugar, o desengripante é um óleo protetivo para peças metálicas. O produto, que contém minerais, óleos, agentes penetrantes, tensoativos, solventes orgânicos e aditivos, possui alto poder impregnante.
Logo, ao usar um desengripante, você está protegendo seu equipamento ou ferramenta, por exemplo, de ferrugem, corrosão, maresia e umidade em geral. Consequentemente, o lubrificante ajuda a prolongar a vida útil dos materiais que o recebem. Ao mesmo tempo, ele também é muito útil para auxiliar na remoção de porcas e parafusos.
Em geral, o desengripante se aplica à manutenção de componentes e equipamentos mecânicos. Como em motores, válvulas, cabos de comando, engrenagens, correntes e polias. Também em ferramentas e utensílios metálicos, em portões e fechaduras, bem como em portas e dobradiças de automóveis, por exemplo.
Mais do que lubrificar, o produto forma uma camada protetora que ajuda a prevenir a ferrugem e a corrosão. Ao mesmo tempo, é ideal para soltar peças metálicas travadas, como parafusos, porcas, dobradiças e fechaduras. Outra função do desengripante é remover a umidade e evitar a oxidação de componentes metálicos.
A melhor forma de aplicar o desengripante é via pulverização. Desse modo, você consegue evitar perda e fazer o melhor aproveitamento do produto, já que ele adere completamente em toda a peça. Outra recomendação é aplicar o lubrificante em aerossol a uma distância de cerca de 15cm da superfície a ser lubrificada. Caso prefira ou necessite, o desengripante também pode ser aplicado com pincel ou por imersão.
Por sua vez, o limpa contato é uma mistura de solventes alifáticos que reduzem contaminantes e eliminam impurezas. Logo, é muito utilizado para limpar componentes eletrônicos de equipamentos e máquinas industriais. Aliás, com esse produto você consegue até mesmo melhorar o desempenho de aparelhos elétricos. Isso acontece porque dentro deles, com o passar do tempo, há um acúmulo de poeira, teias de aranha, óleo e sujeira. Dessa forma, a corrente elétrica flui com menos facilidade e atrapalha o bom funcionamento dos equipamentos. Inclusive, esses problemas podem ser ainda maiores, causando superaquecimento, curtos-circuitos e faíscas.
Para deixar seus eletrônicos sempre em bom funcionamento, o ideal é utilizar o limpa contato com certa regularidade. Assim será possível retirar todas as impurezas e restaurar o funcionamento correto dos aparelhos. Afinal, a corrente elétrica poderá passar por eles com mais facilidade.
Como vimos, o limpa contato é perfeito para higienizar componentes eletrônicos. Já que ele remove sujeira, poeira, óleos e resíduos de circuitos, placas de circuito impresso (PCB), conectores e contatos elétricos. Consequentemente, ajuda a manter a condutividade elétrica, prevenindo falhas de contato e mau funcionamento dos aparelhos. Além disso, por possuir evaporação rápida, ele não deixa resíduos após a aplicação.
Logo, o limpa contato é o mais indicado para uso em equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. Como, por exemplo, computadores e acessórios (teclados, conectores, portas USB), equipamentos de áudio e vídeo, painéis de controle e sistemas elétricos de veículos.
Antes de utilizar o limpa contato, certifique-se de sempre desligar o equipamento elétrico e retirá-lo da tomada. Depois, o processo é muito simples: basta aplicar o spray no local que necessita a limpeza.
Se você chegou até aqui, descobriu que, apesar de sutis, há, sim, diferenças entre o limpa contato e o desengripante. Logo, os produtos não devem ser utilizados para os mesmos fins. Principalmente porque o desengripante deixa uma película protetiva nas superfícies em que se aplica, enquanto o limpa contato evapora completamente.
Ou seja: apesar de proteger contra ferrugem e corrosão, o desengripante também pode agir como um isolante em equipamentos eletrônicos. Uma vez que sua camada de proteção gera resistência à passagem de corrente elétrica. Por isso, mesmo que não ofereça recursos adicionais à higienização, o limpa contato é mais adequado para esses produtos específicos. Então, basta escolher o lubrificante pela função que você realmente deseja que ele desempenhe.
Agora que você já tirou suas principais dúvidas, que tal adquirir seus lubrificantes com a LF Máquinas e Ferramentas? Caso queira saber mais, em nosso blog você encontra diversas dicas e informações úteis para montar seu guia de compras.
Fotos: iStock/Kurgu128
Invista na ventilação industrial para transformar o ambiente de trabalho, garantindo conforto térmico e um ar mais limpo aos seus colaboradores.
Conheça os principais benefícios que a serra de bancada oferece para sua oficina e veja dicas para escolher a sua na LF Máquinas e Ferramentas!
Em outubro, duas profissões ganham destaque com o Dia do Eletricista (17) e o Dia do Pintor (18). Aliás, a LF tem as ferramentas para ambos!