No Dia do Técnico em Segurança do Trabalho, destacamos a importância dos EPIs e do papel desse profissional na proteção dos trabalhadores.
Quando ocorreu a Revolução Industrial, uma grande mudança aconteceu nas fábricas. A partir desse momento, as máquinas ganharam espaço na produção, deixando de lado trabalhos que eram totalmente manuais. Isso propiciou ganho de tempo, qualidade e padrão para a indústria. Entenda melhor como o maquinário auxilia na fabricação e como as máquinas operatrizes podem ser tão úteis no dia a dia.
Primeiramente, você deve saber que o maquinário oferece quatro grandes facilidades na produção: quantidade, qualidade, agilidade e segurança. Ou seja, quando você aposta em maquinário, está fazendo investimento na melhoria dos processos, podendo alavancar sua rentabilidade.
Como vimos anteriormente, as máquinas auxiliam muito os parques fabris. Durante o século XIX, surgiram máquinas que mudaram completamente o trabalho em indústrias. Dessa forma, as máquinas-ferramentas, como também são conhecidas as máquinas operatrizes, foram se popularizando. Assim, foi possível fabricar produtos padronizados a baixo custo.
Além disso, as máquinas sofreram muitas mudanças durante o tempo, especialmente por conta do avanço da engenharia. A seguir, confira algumas máquinas operatrizes muito úteis no processo fabril:
Primeiramente, é importante ressaltar que o torno é uma das mais importantes máquinas operatrizes. Ou seja, ele é considerado o "pai" desses equipamentos, pois seus elementos mecânicos são fundamentais e se incorporam ao projeto de outras máquinas-ferramentas.
O torno, como o nome até sugere, é importante em trabalhos de torneamento, orientação e perfuração. Com ele, é possível usar uma ferramenta de corte de ponta única para torneamento e perfuração.
Para cortar o metal, a fresadora é a melhor opção. Nela, existe uma ferramenta de corte rotativa – a fresa. Esta, por sua vez, pode ter vários formatos e tamanhos, estando disponível em grande variedade de operações de fresamento. As do tipo roteador cortam superfícies planas, ranhuras, ombros e realizam cortes conhecidos como cauda de andorinha e ranhuras em T, por exemplo.
As fresadoras podem aparecer de diversas formas na indústria, como as máquinas de joelho e coluna padrão, incluindo tipos horizontais e verticais, máquinas tipo cama ou fabricação e máquinas projetadas para trabalhos especiais de fresamento.
Em seguida, temos as retificadoras. As máquinas retificadoras removem pequenos fragmentos de peças de metal que entram em contato com uma roda abrasiva rotativa ou fita abrasiva. Aliás, a retificação é o processo mais preciso de todos os processos realizados por máquinas operatrizes. Dessa forma, é preciso ressaltar que as retificadoras modernas aceitam peças duras ou macias com tolerância de mais ou menos 0,0001 polegadas (0,0025 milímetros).
Quer saber mais sobre máquinas operatrizes e encontrar a melhor solução para a sua empresa? Então converse com nossa Central Técnica!
No Dia do Técnico em Segurança do Trabalho, destacamos a importância dos EPIs e do papel desse profissional na proteção dos trabalhadores.
Invista na ventilação industrial para transformar o ambiente de trabalho, garantindo conforto térmico e um ar mais limpo aos seus colaboradores.
Conheça os principais benefícios que a serra de bancada oferece para sua oficina e veja dicas para escolher a sua na LF Máquinas e Ferramentas!